sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Repercussão do "5º Circovolante - Encontro Internacional de Palhaços"

De 26 a 29 de setembro, Mariana se tornou a capital do circo para receber o “Circovolante – 5° Encontro Internacional de Palhaços”, evento já tradicional na cidade. Patrocinado pela VALE e pela Prefeitura local, o encontro reuniu mais de 100 artistas em quase 30 apresentações. O público superou 50 mil pessoas ao longo dos espetáculos, e os sorrisos e gargalhadas foram incontáveis.
“O Encontro este ano foi sensacional. Experimentamos novos formatos, diversificamos o aproveitamento do espaço, de forma que nem a chuva prejudicou as apresentações. Recebemos muitos turistas, mas o público em geral continuou sendo os moradores da cidade”, avalia Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores. Seu sócio, João Pinheiro, completa: “O evento vem tomando uma proporção muito maior que poderíamos imaginar quando começamos. Não temos mais opção, o Encontro tem que acontecer todo ano”.
Os espetáculos se concentraram na Praça da Sé, no Jardim e no Sesi. A sede do Circovolante foi um ponto de encontro entre artistas e público, onde era possível trocar ideias, experiências, saberes e até narizes, malabares. “Eu acho que a equipe do Circovolante é formada por heróis. Levar um evento adiante com os recursos que eles têm, que é bonito, que move a cidade, para todas as idades e classes sociais, é coisa de herói”, elogiou Rodrigo Robleño, ou palhaço Vira-Lata, que foi o primeiro a se apresentar, com enorme sucesso.
O grande destaque é sempre o “Samba do Pé-de-Moleque”, que aconteceu no sábado (28), um cortejo em que todos os palhaços se reúnem com o público e seguem pela cidade cantando e se divertindo, colorindo a paisagem histórica de Mariana. Neste momento também aconteceu a homenagem ao palhaço Chicrete, um dos mais famosos do Brasil.
Palhaço Chicrete, homenageado desse ano
“Foi tudo maravilhoso. Espero que o sucesso que eles estão fazendo só aumente. Fui muito paparicado e fiquei orgulhoso. Eu tenho 74 anos, sou palhaço há 60 anos e nunca havia sido homenageado. Fiquei emocionado e satisfeito com tudo, espero que Mariana se torne a cidade dos palhaços. E do jeito que está, é bem provável que isso aconteça. Se me chamarem outros anos, eu volto com certeza”, contou Chicrete.

Os homenageados dos anos anteriores, Alegria, Dedé Santana e Moisés – O Rei do Pedal, retornaram na quinta edição e receberam, novamente, o carinho do público. Assim como presenças ilustres de Cloro, Mercúrio, Bambulino, Guimba, Repimboca, Tica-Tica do Fubá, Biribinha, Pipoca, Nina, Goiabada, Ti Te Pe, Calma, Furreca, Lamprejo,  entre muitos outros.

SOBRE O CIRCOVOLANTE
Apesar do clichê de que o circo está morrendo, a experiência do dia-a-dia prova o contrário. A arte circense se renova o tempo todo, reinventando seus espaços, e um exemplo disso é a manutenção, há 12 anos, do CIRCOVOLANTE em Mariana, no interior de MG. Palhaços, cômicos, bufões, músicos, brincantes, percorrem as estradas desse Brasil.
Xisto Siman e João Pinheiro, coordenadores do Circovolante
O Circovolante é uma combinação de labor circense com a divulgação dessa arte milenar. Nos últimos cinco anos, passou por importantes Encontros de Palhaços e se apresentou em sete estados brasileiros, somente a turnê do espetáculo “Nos Caminhos do Circo” passou por 26 cidades em Minas e no Espírito Santo.

Em sua sede, em Mariana, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes, que aprendem sobre o processo de funcionamento e gestão do grupo e compreendem melhor o ofício da arte circense. Ao final, rodada de pipoca e vídeos. Também são ministradas oficinas para público em geral, e o grupo possui um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado. Ele fica disponível na sede e também circula em entidades e escolas e no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário